O número de pessoas que escolheram se tornar MEI cresceu muito no Brasil nos último anos. Com o aumento do empreendedorismo, várias questões que focam na aposentadoria geram muitas dúvidas dentro do setor. Por não ter um bom conhecimento do assunto, muitos acabam errando durante o processo e é preciso ver como evitá-los.

MEI
Evite erros para se aposentar como MEI. Imagem de Pexels.

MEI e aposentadoria

O Microempreendedor Individual, o MEI, tem direitos previdenciários como um meio de ter aposentadoria no futuro. A falta de conhecimento pode gerar vários problemas no futuro e o individuo corre risco de não usar os benefícios de modo correto. Muitos pensam que só existem direitos para quem tem a carteira assinada, o que não é verdade.

O pagamento mensal do DASN-MEI traz muitos benefícios trabalhistas como ter aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e também o auxílio-doença. Outro erro comum é pagar complementos que não têm vantagens para o microempreendedor, é essencial avaliar cada situação para não sair no prejuízo.

Ao deixar de pagar o DAS-MEI por 12 meses ou mais, corre risco de perder o direito de segurado na previdência. Isso torna a situação mais complicada a pessoa tem como ficar sem nenhum benefício previdenciário, é essencial ter os pagamentos sempre em dia para não ter qualquer tipo de problema no futuro.

Planejamento de aposentadoria para MEI

O MEI deve se planejar da melhor forma para ter o direito de se aposentar no futuro sem correr risco de ter problemas durante o processo Contribuir com o DASN-MEI é um meio de garantir os direitos da Previdência Social, só tem que estar de acordo com a idade, que são 62 anos + 15 de contribuição para mulheres e 65 anos + 15 de contribuição para homens.

Na hora de pedir a contribuição no site da Previdência Social, é importante estar atento com as regras e pagar o guia de contribuintes (GPS). O microempreendedor pode escolher se acha melhor o pagamento ser presencial ou online, o boleto é gerado no aplicativo oficial. Com uma boa organização é possível se aposentar de modo tranquilo no futuro.

Compartilhar.

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.