Benefício de Prestação Continuada (BPC) faz parte no INSS e está com novidades para quem é titular do auxílio. Agora, os beneficiários vão ficar isentos de pagar os financiamentos imobiliários das famílias que estão dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Esse novo benefício surge para ajudar as pessoas de baixa renda a ter menos custos.

Benefício de prestação continuada
Benefício de prestação continuada tem novidades. Imagem de Shutterstock.

Novidade para quem tem BPC

Os titulares do Benefício de Prestação Continuada vão estar isentos dos pagamentos para o financiamento dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida. O Governo Federal adotou essa nova medida com objetivo de ajudar os cidadãos de baixa renda a terem menos custos financeiros. A Caixa Econômica Federal é a instituição responsável por todo o processo.

Desse modo, os beneficiários do BPC vão ter os pagamentos totalmente quitados e não vão precisar de pagar as próximas parcelas do financiamento do imóvel. A Caixa também vai entregar o título de posse para o cidadão e vai seguir com o processo de entregar os documentos necessários para todo o processo de isenção.

A isenção dos pagamentos do Minha Casa, Minha Vida também é para os novos beneficiários do programa BPC e também para quem está com o contrato ativo. Esse benefício só vai atingir as famílias de baixa renda que têm uma renda mensal menor que o valor de R$ 2.640. A consulta de todo o processo pode ser feita pelo aplicativo ou site do “Meu INSS’.

Direito de ter o BPC

O Benefício de Prestação Continuada é um auxílio financeiro para pessoas que precisam de assistência, como idosos e deficientes. Para ter direito do benefício, o cidadão tem que ter idade acima de 65 anos, renda familiar total menor que um salário mínimo e os deficientes têm que mostrar a prova de incapacidade para uma vida financeira independente.

Por mais que o INSS seja o órgão responsável pelo programa, o benefício não é uma aposentadoria, não tem necessidade do cidadão ter contribuído para a previdência social. O auxílio também não conta com 13º salário e nem com pensão por morte.

Para solicitar o BPC, o usuário precisa acessar os canais responsáveis do governo e procurar pela opção de “benefício assistencial”. É possível acompanhar pelas plataformas digitais o processo de solicitação como a isenção de pagamentos e até mesmo fazer agendamento médicos.

Compartilhar.

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.