pé-de-meia é um programa do governo federal que vai servir como um auxílio financeiro para os estudantes do ensino médio da rede pública. O benefício surgiu neste ano de 2024 e tem como foco diminuir o número de 2 milhões de jovens que estão fora da escola no Brasil. É um meio de ajudar os estudantes a ter mais condições financeiras com o estudo.

Programa Pé-de-Meia

O Brasil enfrenta um problema grave que conta com uma grande quantidade de jovens fora da escola, por causa disso, o governo criou o programa pé-de-meia. Como proposta inicial, o auxílio quer gerar um incentivo financeiro maior para os estudantes do ensino médio da rede pública. A bolsa vai ser para manter os alunos mais focados nos estudos.

O auxílio pretende diminuir o número de jovens que estão fora do ambiente escolar e o programa vai funcionar como uma poupança. Os alunos vão receber um dinheiro até o fim do período escolar como uma renda de benefício extra. A estimativa do governo é que cerca de 2.5 milhões de alunos possam receber os incentivos do programa.

De acordo com o Ministério da Educação, os pagamentos vão começar no dia 26 de março para os estudantes que podem se matricular no ensino médio público. O depósito inicial vai ser de uma parcela única de R$ 200,00 como o primeiro incentivo financeiro, para fazer a matrícula os valores podem chegar até R$ 9,2 mil no total por meio da mensalidade.

pé-de-meia
Pé-de-meia é o novo programa social. Imagem de Freepik.

Direito de receber o pé-de-meia

Para receber o auxílio pé-de-meia, o estudante deve comprovar a baixa renda familiar e precisa estar matriculado no ensino médio da rede pública ou no EJA (Educação de Jovens e Adultos). É essencial estar de acordo com as regras do programa, para aumentar o valor mensal, o aluno tem que frequentar as aulas com o mínimo de 80% de horas letivas.

As idades dos alunos devem ser entre 14 e 23 anos e as famílias têm que se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A prioridade de receber os valores é dos jovens que têm famílias cadastradas no Bolsa Família. Para receber o bônus de incentivo na hora de fazer o ENEM, o aluno deve mandar o comprovante de participação.

O valor do fundo vai ser depositado pela Caixa Econômica Federal, a conta pode ser aberta no nome do próprio estudante.

Compartilhar.

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.