Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2024. Por Abilene Leite – Concurso público e processo seletivo, por muitas vezes, são palavras utilizadas como se fossem semelhantes para descrever o procedimento de seleção de candidatos. Estes termos, porém, costumam ter conceitos diferentes para cargos públicos e privados. Por isso, é importante para quem busca uma oportunidade de emprego buscar entender essa distinção entre métodos.

Entenda o que é concurso público

O concurso público é um processo de seleção de candidatos pelo setor público, que tem por objetivo preencher cargos em diferentes áreas. Sendo assim, regulamentados por leis específicas que estabelecem regras como critérios de avaliação e os deveres e direitos dos candidatos.

Então, os processos seletivos feitos em várias etapas previstas no edital, a exemplo de provas objetivas ou discursivas, avaliação de títulos e exames práticos e, em alguns casos, avaliações físicas (TAF). Após isso, os candidatos são classificados conforme notas obtidas nas disputas.

Os candidatos melhor classificados ocupam o número de vagas oferecidas no edital. E quem fica fora do número de vagas tem integração ao cadastro de reserva.

Entenda o que é processo seletivo

Enquanto nos concursos a transparência e a imparcialidade são peças-chave e garantem a igualdade de oportunidades a todos os interessados em assumir um posto fixo no setor público, isso não ocorre em um processo seletivo.

Já que as etapas podem seguir as políticas de recrutamento de cada empresa, mas tipicamente não terão prova objetiva. Mas terão como etapas: análise de currículo, entrevista individual ou em grupo, testes (idiomas, psicológicos e/ou técnicos), dinâmicas.

O processo seletivo tem o objetivo de identificar os candidatos que mais se adaptam a uma empresa ou organização e às vagas em aberto.

Uma das principais diferenças entre um processo seletivo e concurso público está na sua regulamentação. Enquanto o concurso tem uma administração através de leis específicas e procedimentos padronizados, um processo seletivo tem muito mais flexibilidade e pode variar bastante de uma empresa para outra.

Em órgãos públicos as vagas são estáveis, o servidor após aprovado no estágio probatório tem a estabilidade. No setor privado com o processo seletivo, as vagas são de contrato temporário.

Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.