Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 2024. Por Abilene Leite – O termo Lista de Espera é popularmente conhecido como cadastro reserva em concursos públicos. O mecanismo ocorre em órgãos quando aprovados dentro do número de vagas “imediata” previsto no edital, e tem como finalidade suprir vagas que venham a surgir após homologação do concurso.

Entenda, na prática, como essa lista é formada, qual a sua finalidade e em que condições os candidatos aprovados podem ser convocados por meio dela.

A importância da lista de espera

Mas, para que ela serve? Na verdade, a lista de espera é fundamental para assegurar o provimento de todas as vagas existentes, mesmo após a publicação do resultado final.

Ela nada mais é do que uma quantidade excedente de candidatos aprovados referente ao número de vagas disponibilizadas em edital. Deste modo, a função dela é suprir eventuais vacâncias dos cargos que viriam a surgir no período de validade do concurso.

Para formar a lista de espera, após o resultado final do concurso, as notas do concurso são classificadas. A convocação será feita de acordo com as vagas que surgirem, em caso de novas vagas, desistências, eliminações legais e por força de decisão judicial para ocupar as vagas.

Vale ressaltar, no entanto, que a nomeação dos aprovados está sujeita à disponibilidade orçamentária e à necessidade do órgão público. Ainda no que se refere à formação da lista de espera, essa acontece a partir da nota de corte, ou seja, pelo conjunto de notas obtidas pelos demais candidatos.

Uma oportunidade para os candidatos

Estar na lista de espera é ter a chance de ser convocado para tomar posse de um cargo público, mesmo sem ter sido alocado inicialmente dentro do número de vagas estabelecido no edital.

Portanto, é sempre bom manter seus dados atualizados e ficar de olho nas publicações oficiais do órgão responsável pelo concurso, para não perder nenhuma chance.

Em suma, podemos dizer que a lista de espera para um concurso público é um mecanismo que permite a ocupação de todas as vagas ofertadas, mesmo após o resultado final ter sido divulgado, fornecendo assim uma chance a mais de que seja convocado um candidato aprovado.

A convocação obedece à ordem de classificação obtida pelo candidato aprovado e à necessidade efetiva do órgão público. Por isso é importante que o candidato entenda o funcionamento dos concursos e acompanhe a publicação dos concursos em que participou.

Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.